(Foto: Internet/Cruzeiro FM)
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O autismo – ou desordem do espectro autista – descreve as incapacidades de desenvolvimento ao longo da vida, incluindo dificuldade ou incapacidade de se comunicar com os outros e interagir socialmente.
Atualmente, não existem tratamentos eficazes para os principais sintomas do transtorno. Assim, pesquisadores de todo o mundo buscam soluções.
O fornecimento de vitamina D durante a gestação previne autismo. A vitamina D desempenha papel crucial no desenvolvimento do cérebro .Em estudos com seres humanos, os pesquisadores recentemente encontraram uma ligação entre gestantes com baixos níveis de vitamina D e a maior probabilidade de ter uma criança com traços autistas. A exposição solar é a principal fonte de vitamina D – que as células da pele fabricam em resposta aos raios UV –, mas ela também é encontrada em alguns alimentos.
Estudos: A suplementação de vitamina D melhora os sintomas do autismo em crianças
Em 2008, o Dr. John Cannell, MD, fundador do Conselho de Vitamina D dos Estados Unidos, publicou o primeiro artigo sugerindo uma relação entre o baixo nível de vitamina D e aumento do risco de autismo. Ele criou sua hipótese com base nos dados que ilustram um aumento da prevalência de autismo nas regiões menos ensolaradas. Apenas estudos observacionais haviam confirmado sua hipótese até agora, mas em estudo inovador, os pesquisadores provaram que a suplementação de vitamina D reduz os sintomas do autismo em crianças.
Houve ensaio clínico randomizado (RCT), o padrão-ouro da investigação, para avaliar os efeitos da suplementação de vitamina D no autismo em crianças. Os pesquisadores avaliaram níveis de vitamina D, gravidade do autismo e maturidade social das crianças no início e no final do estudo. Após quatro meses, a suplementação de vitamina D melhorou significativamente as principais manifestações do TEA, que incluem irritabilidade, hiperatividade, retirada social, comportamento estereotipado e discurso inadequado, e o grupo placebo não experimentou melhorias significativas. Além disso, as crianças que receberam a suplementação tiveram maior consciência cognitiva, consciência social e cognição social em comparação com aquelas que receberam apenas o placebo. A suplementação de vitamina D diminuiu significativamente os movimentos repetitivos de mão, ruídos aleatórios, saltos e interesses restritos.
Tenha sempre a orientação médica ou de um nutricionista para avaliar o seu nível da deficiência de Vitamina D e recomendar o melhor tratamento para você.
