Conheça roupas e calçados mais adequados para fazer exercícios

 

Tênis errado pode resultar em lesões e roupa muito apertada prejudica circulação.

 

A escolha da roupa certa para malhar é quase tão importante quanto o exercício em si.

 

Especialista em fisiologia do exercício, o professor Ricardo Wesley, da Cia Athlética, diz que o principal erro dos alunos é acreditar que quanto mais quente for a roupa, e mais eles suarem, mais eles vão emagrecer.

Acontece que a transpiração não significa que o aluno está emagrecendo, e sim que ele está perdendo água e sais minerais. O peso perdido será reposto no primeiro copo d'água. Por esse motivo, é importante usar roupas leves e frescas para não interferir na transpiração. Se você bloqueia a saída do suor com roupas pesadas pode ficar desidratado, com pressão baixa e, em casos mais graves, até desmaiar.

 

O segundo erro clássico, segundo Ricardo, é acreditar que qualquer tênis serve para fazer todas as modalidades. "Muitos alunos usam um calçado bonito, mas que não serve para atividade física. Principalmente aqueles que têm um solado muito alto, ou mesmo que não tem amortecimento nenhum", explica.

 

As consequências da escolha errada do tênis variam de pessoa para pessoa, dependendo do tipo de pisada. Ela pode ser pronada (para dentro), supinada (para fora) ou neutra. O ideal é procurar um ortopedista para que ele lhe diga se seu pé precisa de algum cuidado especial. E lembre-se: o barato pode sair caro.

 

A escolha do tênis errado pode causar entorses no tornozelo, lesões no tendão-de-aquiles, problemas nas costas, joelhos e quadril, e até mesmo fraturas por estresse na ossatura dos pés, nos casos mais graves. Além de bolhas, hematomas e unhas encravadas. Para manter os pés secos e livres do chulé use sempre meias de algodão.

 

Os problemas de saúde também podem vir com o uso de roupa inadequada. "Se a roupa estiver muito apertada, o aluno pode ter problemas de circulação sanguínea, ou até mesmo de pele", esclarece Ricardo. Depois do exercício, nada de ficar com a roupa molhada de suor. Isso pode prejudicar seu sistema imunológico, além de provocar problemas dermatológicos, como micoses. Para quem transpira muito, a dica é usar camisetas de tecido dry fit, que fazem o suor a evaporar mais rápido, dissipando o calor e melhorando o desempenho. Clássicos, o algodão e a lycra também são uma boa pedida.

 

FONTE: Portal MinhaVida

Unhas frágeis: como cuidar e tratar?

De cada dez pessoas, duas sofrem com a síndrome das unhas frágeis. Elas descamam, quebram e até caem por qualquer coisa.

 

A médica do departamento de unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Robertha Nakamura, explicou no Bem Estar porque isso acontece. A dermatologista e consultora Márcia Purceli mostrou os segredos para fortalecer as unhas: alimentação.

A síndrome é caracterizada por estrias, descamação e fissuras da unha. Isso ocorre porque a fábrica que produz as unhas não está funcionando direito. Isso pode acontecer por causa da falta de vitaminas e minerais ou por ter sido lesionada por procedimentos, hábito de roer unhas, traumas e doenças.

 

São inimigos das unhas:

  • Trabalho pesado em casa sem proteção de luvas;
  • Menopausa. Durante essa fase a queda na produção de hormônios leva também a uma queda da distribuição de água para o corpo;
  • Hipotireoidismo;
  • Falta de ferro e vitamina B7;
  • Unhas postiças, quando a unha é fraca.