Pequenas mudanças na dieta aumentam a expectativa de vida

 

De acordo com o estudo, pessoas que melhoram a qualidade da dieta ao longo da vida podem aumentar a longevidade em até 17%.

 

Não é preciso seguir dietas complicadas para viver mais. Segundo um novo estudo, publicado na quarta-feira no periódico científico New England Journal of Medicinepequenas mudanças nos hábitos alimentares são suficientes para aumentar significativamente a expectativa de vida. A pesquisa mostrou que melhorar a dieta aos poucos pode reduzir as taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares e outras causas em até 17%.

 

  • O estudo

Cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, analisaram as mudanças na dieta de 74.000 pessoas durante 12 anos de acompanhamento. Aquelas que passaram a comer um pouco melhor do que antes, consumindo mais grãos integrais, frutas, vegetais e peixes gordurosos – que têm maior nível de omega-3, por exemplo –, reduziram de 8% a 17% o risco de morte prematura nesse período. Em contrapartida, os participantes que foram piorando a alimentação ao longo do tempo tiveram um aumento de 6% a 12% no risco de morrer.

Como método de comparação, os pesquisadores utilizaram um sistema de pontuações de qualidade da dieta para avaliar o quanto a alimentação havia melhorado a cada quatro anos. Quando as pessoas trocaram uma porção diária de carne vermelha ou processada por uma porção de nozes ou legumes, por exemplo, elas tinham um aumento de 20% na pontuação.

 

  • Melhora na dieta

Qualquer pessoa pode se beneficiar de pequenas mudanças inteligentes. De acordo com Nancy Farrell, nutricionista e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos, em entrevista ao site da CBS News, essas descobertas reforçam as recomendações que ela dá aos pacientes diariamente.

“Você pode aproveitar as segundas-feiras para fazer um jantar sem carne e incorporar mais alimentos integrais ou uma noite de pizza vegetariana“, sugeriu. Já ao fazer lanches a tarde, a nutricionista recomenda evitar alimentos ricos em calorias como batatas fritas e optar por amendoins, nozes e frutas secas. Se você procura por doces, pode trocar um sorvete por frutas geladas.

 

 

Fonte: Veja Saúde

Outubro Rosa: Conheça a causa contra o Câncer de Mama

No Brasil, o câncer de mama é a principal causa de morte entre mulheres de 45 a 55 anos de idade. O problema é que muitas delas só ficam sabendo da doença tarde demais. 

 

  • Vamos falar sobre o Câncer de Mama?

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários

 

  • Câncer de Mama apenas em mulheres?

O Câncer de Mama é uma doença que acomete a glândula mamária e é sensível às mulheres, enquanto os homens tem menor quantidade de glândulas mamárias, atingindo apenas 1% da população.

 

  • O autoexame é importante, mas tem seus riscos.

Quando a paciente detecta um caroço ou qualquer irregularidade próximo à mama, é quando o tumor já se encontra em estágio avançado. Por isso, quanto antes os diagnósticos, as chances de recuperações são maiores e menos complicações para as pacientes.

Detecção precoce durante muito tempo se incentivou o autoexame mamário. O problema é que muitas mulheres deixaram de ir ao médico achando que poderiam detectar o câncer, sozinhas. A presença de nódulos estranhos nas mamas é o principal sinal de um tumor maligno. No entanto, a mastologista Angela Trinconi, do Instituto do Câncer de São Paulo, explica que o pequeno "caroço" só pode ser notado quando está grande o suficiente, ou seja, em um quadro avançado. Por isso, o mais recomendado é que mulheres acima dos 40 anos de idade realizem o exame de mamografia anualmente. Autoexame Mesmo não sendo a melhor forma de detectar o cancro das mamas, o autoexame pode salvar vidas. O nódulo maligno geralmente é duro e de formato irregular, diferente de um benigno, que costuma ser arredondado e de consistência mais elástica. Uma mulher que tem suspeitas de que está com câncer deve procurar um mastologista o quanto antes, já que o câncer tende a crescer e se espalhar para outros órgãos e tecidos. Por isso, quanto antes o câncer for diagnosticado, mais chances de recuperação e menos complicações a paciente tem. Para evitar este mal pratique atividades físicas, alimente-se corretamente, evite a ingestão excessiva de álcool e não fume.

 

 

 

  • Faça seu exame de mamografia anualmente. 

A principal indicação da mamografia é para o rastreamento do câncer de mama. Nesse caso, a mamografia deve começar a ser feita a partir dos 40 anos, anualmente, para mulheres da população geral. Porém, para aquelas que possuem casos de câncer de mama na família, em parentes de primeiro grau (mãe, irmã e/ou filha), o risco de câncer de mama pode ser maior que o da população geral. 

 

Fonte: Portal Minha Vida

COPPER PEPTÍDEO – Peptídeo de cobre
 
Possui uma cadeia de 3 aminoácidos, portanto, um oligopeptídeo. Certos tipos de peptídeos possuem grande afinidade por cobre, resultando em um peptídeo de cobre. Os benefícios dos peptídeos de cobre na regeneração tecidual foram descobertos pelo Dr. Loren Pickart em 1970. Um de seus últimos estudos resultou em uma lâmina de gel cicatrizante para o tratamento de feridas e úlceras, aprovada pelo FDA. O diferencial dos peptídeos de cobre na regeneração tecidual é que eles reduzem a formação de escaras, enquanto estimulam a remodulação das camadas da pele. Eles auxiliam na reparação da área prejudicada, deixando-a com um aspecto de pele nova.
 
Os peptídeos de cobre induzem a degradação do colágeno irregular, ao mesmo tempo em que promovem a síntese do colágeno regular (crosslinked) encontrado em peles jovem e saudáveis. Eles também promovem a síntese de elastina, proteoglicanas, glicosaminoglicanas e outros componentes da matriz extracelular.
 
PROPRIEDADES:
• Auxilia na revitalização do folículo capilar;
• Estimula o crescimento capilar por inibição da enzima 5-alfa redutase;
• Reduz e previne rugas e linhas de expressão;
• Estimula a regeneração celular;
• Estimula a formação de Glicosaminoglicanas, devolvendo firmeza à pele;
• Melhora a circulação sanguínea e a oxigenação da pele;
• Atua como um poderoso antioxidante, estimulando a função enzimática da Superóxido Dismutase.
 
APLICAÇÕES:
• Formulações antiaging;
• Formulações cicatrizantes;
• Produtos para o tratamento da alopécia.
 
 
OBS: Literaturas, monografias dos produtos e informações adicionais estão disponíveis na BIOTHERA e podem ser solicitadas a nossa equipe do ATC (Apoio Técnico Cientifico)
Lacto-licopeno®

 

O organismo humano não é capaz de sintetizar carotenoides, sendo obtidos exclusivamente por meio de uma dieta alimentar. O Licopeno pode ser encontrado em diversos alimentos, sua estrutura é responsável pela coloração vermelho-alaranjada de frutas e vegetais nas quais está presente.

Biodisponibilidade do licopeno: As formas isoméricas do licopeno estão vinculadas com a biodisponibilidade e alguns estudos foram realizados para avaliar as diferentes formas de suplementação, sendo o Lacto-licopeno® um dos compostos com maior absorção. 

 

Mecanismo de ação: Lacto-licopeno® possui ação sobre os radicais livres. O Lacto-licopeno® reage com os radicais livres, notavelmente com os radicais peróxidos e com o oxigênio molecular, sendo à base de sua ação antioxidante principalmente em fases lipídicas, bloqueando os radicais livres que danificam as membranas lipoproteicas. Além da proteção contra o dano celular, o Lacto-licopeno® possui ação na proteção da pele contra a radiação UVB e estimula a diferenciação dos queratinócitos, favorecendo a modulação da espessura da epiderme.  

 

OBS: Literaturas, monografias dos produtos e informações adicionais estão disponíveis na BIOTHERA e podem ser solicitadas a nossa equipe do ATC (Apoio Técnico Cientifico)