Outubro Rosa: Conheça a causa contra o Câncer de Mama

No Brasil, o câncer de mama é a principal causa de morte entre mulheres de 45 a 55 anos de idade. O problema é que muitas delas só ficam sabendo da doença tarde demais. 

 

  • Vamos falar sobre o Câncer de Mama?

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários

 

  • Câncer de Mama apenas em mulheres?

O Câncer de Mama é uma doença que acomete a glândula mamária e é sensível às mulheres, enquanto os homens tem menor quantidade de glândulas mamárias, atingindo apenas 1% da população.

 

  • O autoexame é importante, mas tem seus riscos.

Quando a paciente detecta um caroço ou qualquer irregularidade próximo à mama, é quando o tumor já se encontra em estágio avançado. Por isso, quanto antes os diagnósticos, as chances de recuperações são maiores e menos complicações para as pacientes.

Detecção precoce durante muito tempo se incentivou o autoexame mamário. O problema é que muitas mulheres deixaram de ir ao médico achando que poderiam detectar o câncer, sozinhas. A presença de nódulos estranhos nas mamas é o principal sinal de um tumor maligno. No entanto, a mastologista Angela Trinconi, do Instituto do Câncer de São Paulo, explica que o pequeno "caroço" só pode ser notado quando está grande o suficiente, ou seja, em um quadro avançado. Por isso, o mais recomendado é que mulheres acima dos 40 anos de idade realizem o exame de mamografia anualmente. Autoexame Mesmo não sendo a melhor forma de detectar o cancro das mamas, o autoexame pode salvar vidas. O nódulo maligno geralmente é duro e de formato irregular, diferente de um benigno, que costuma ser arredondado e de consistência mais elástica. Uma mulher que tem suspeitas de que está com câncer deve procurar um mastologista o quanto antes, já que o câncer tende a crescer e se espalhar para outros órgãos e tecidos. Por isso, quanto antes o câncer for diagnosticado, mais chances de recuperação e menos complicações a paciente tem. Para evitar este mal pratique atividades físicas, alimente-se corretamente, evite a ingestão excessiva de álcool e não fume.

 

 

 

  • Faça seu exame de mamografia anualmente. 

A principal indicação da mamografia é para o rastreamento do câncer de mama. Nesse caso, a mamografia deve começar a ser feita a partir dos 40 anos, anualmente, para mulheres da população geral. Porém, para aquelas que possuem casos de câncer de mama na família, em parentes de primeiro grau (mãe, irmã e/ou filha), o risco de câncer de mama pode ser maior que o da população geral. 

 

Fonte: Portal Minha Vida