Acompanhe toda entrevista e conheça mais sobre como surgiu a Biothera, os serviços e os produtos manipulados da farmácia em Sorocaba, que nossa farmacêutica técnica responsábel Tânia Mara fez para a rádio Cruzeiro FM, com Maria Helena Amorim.
Ouça toda entrevista pelo podcast Cruzeiro FM: cruzeirofm.com.b
Todas as entrevistas na midia: biothera.com.br/namidia
- Como surgiu essa união para que Sorocaba ganhasse essa grande farmácia de manipulação que é a Biothera, Cepil?
Alberto Cepil – Surgiu de uma conversa por telefone com a Tânia, que era de São Paulo, queria uma oportunidade na cidade de Sorocaba. E rápido constituímos uma sociedade e iniciamos a Biothera ano passado, que inauguramos em Novembro de 2015. A Tânia pelo seu conhecimento em farmácia de manipulação, há mais de 29 anos, trabalhando e sendo sócia de uma grande empresa de São Paulo, queria respirar os ares da nossa cidade de Sorocaba.
- Como que aconteceu essa vontade de vir para o interior?
Tânia Mara – Eu nasci e fui criada no interior, então mesmo você ficando em São Paulo a gente nunca, né? (risos) Depois de 28 anos resolvi buscar qualidade de vida para mim e minha família, e Sorocaba é uma cidade que já conhecia há mais de 20 anos, vindo todo ano pra cá.
- E para a Farmamed a união também foi muito cabana, porque agrega a oportunidade de oferecer o que há de melhor no mercado. Não é, Cepil ?
Alberto Cepil – Sim, com certeza. Com a expertise que a Tânia tem de 28 anos em farmácia de manipulação fundamos a Biothera, uma nova farmácia de manipulação, com a condição de oferecer ao cliente toda essa experiência e esse trabalho que a Biothera proporciona à todos nós de Sorocaba.
- Tânia, muitas pessoas ainda tem dificuldade de entender a diferença entre uma farmácia de manipulação e uma farmácia que estamos acostumados no dia a dia.
Tânia Mara - A principal diferença é que a farmácia de manipulação possui um laboratório próprio, os medicamentos são feitos dentro desse laboratório possibilitando que a gente personalize para cada paciente e tipo de necessidade. Conseguimos fazer um medicamento específico, tornando-o único. Posso mudar o excipiente, ou seja, uma pessoa pode não gostar de cápsulas, faço em xarope porque pode ter dificuldade de deglutição.
- E nesse quesito também entra a cosmeatria, os cosméticos?
Tânia Mara – Sim, temos vários segmentos. Fazemos os cosméticos, temos os produtos cosméticos próprios e cosmecêuticos. E outra vantagem que, como temos os ativos, podemos usar dentro de um creme em dose comesmética até uma dose farmacológica. Então, ele passa de cosmético, cosmecêutico até um medicamento. Isso depende de cada situação e a prescrição médica.
- Deve-se ter uma atenção especial com as crianças, porque muitas têm dificuldade com medicamentos. É possível fazer fórmulas diferentes que fique mais agradável e mais fácil para o paladar dessa criança?
Alberto Cepil – Sim, temos vários tipos de sabores. Hoje facilita muito por termos uma linha gourmet, em que posso fazer isso em sopa, chocolate, bala e outros tipos de formas farmacêuticas que torna agradável tanto no sabor quanto no visual. Sempre trabalhando os cincos sentidos. Assim como idosos também sentem essa dificuldade. Até nós adultos que começa a tomar algo com gosto metálico, consegue na primeira semana, mas 90 dias pode ficar difícil. (risos)
- José Cepil é presidente da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), que faz um trabalho importante sendo a primeira referência, mas está dentro do ramo farmacêutico há muito tempo. Não é, Cepil?
Alberto Cepil – Sim, são mais de 40 anos e agora um ano e meio em sociedade com a Tânia, criamos a Biothera, nossa farmácia de manipulação.
- As pessoas ainda confundem muito com relação às farmácias homeopáticas. Na Biothera também realizam essas receitas homeopáticas?
Tânia Mara – Não optamos fazer homeopatia, nosso segmento é alopático. Mas também trabalhamos com a parte quântica, florais quânticos e a fitoterapia.
- No bloco anterior da nossa entrevista, você me chamou atenção sobre atendimento especial às crianças neonatais, que nascem muito antes do tempo, com peso muito baixo e precisam de uma medicação especial.
Tânia Mara – Isso é uma das vantagens de trabalhar com a manipulação porque você consegue fazer medicamentos para crianças desde 0,5Kg, difícil com os industrializados. Com isso podemos ter resultados muito interessantes, principalmente dentro da cardiologia, muito comum com problemas cardiológicos.
- Eu saí do médico com uma receita com 3 ou 4 medicações, mas não quero comprar desses laboratórios. Eu posso ir à Biothera e levar a minha receita?
Tânia Mara – O seu médico vai prescrever e encaminha para nós por vários meios como: WhatsApp, site, aplicativo específico e entregamos sua fórmula.
- Fácil assim?
Alberto Cepil – Fácil e rápido, hein?
- A Biothera está na alí no comecinho da Avenida Itavuvu, 48, e se distribui pra cidade toda.
Alberto Cepil – Sim, tem facilidade de entregar para Sorocaba e Votorantim e podemos em breve estar entregando na região toda. A farmácia de manipulação é isso, preparar o produto e levar na casa do paciente naquele momento que ele mais precisa.
|
![]() |
- Dentro desse leque, nós temos hoje uma grande epidemia, que não está apenas no Brasil mas por todo o mundo, quase uma pandemia que é a obesidade. Muita gente vai à farmácia de manipulação para buscar elementos para que possa controlar o peso?
Tânia Mara – É bem comum sim. É um segmento que faz que a manipulação seja mais difundida e conhecida. Dentro disso temos um leque de opções, desde medicamento sublingual para você trabalhar a compulsão alimentar por doce, carboidrato ou salgado, medicamentos via oral, meios transdérmicos para ajudar na lipoescultura e vários outros recursos para trabalhar a obesidade.
- E o contrário também tem tratamento? Aquela pessoa que tem dificuldade de para ganhar peso e começa a fazer tratamento, é possível?
Tânia Mara – Sim. É possível, principalmente porque é trabalhado tanto o aumento de apetite quanto o psicossomático, que envolve a parte emocional, assim como para a perda de peso.
- Existe uma particularidade ao farmacêutico, bastante recente, que ele pode fazer a prescrição, recomendar determinada substância às pessoas e isso é fato?
Tânia Mara – Sim, foi regulamentada e dentro da farmácia de manipulação, nas atribuições de assistência farmacêutica existe a prescrição farmacêutica. Alguns medicamentos que são isentos de prescrição que podemos prescrever e indicar, como os fitoterápicos com um leque de opções e os florais. Com esses recursos conseguimos atender à diversas necessidades, mas também você pode encaminhar a outros profissionais que vai beneficiar muito os pacientes.
Isso já é praticado na Europa há muitos anos, em Portugal pelo menos 30 anos, os Estados Unidos também. Agora sendo regulamentado no Brasil para o farmacêutico, ele tendo as especializações pode ser feito com segurança.
- E como é feito isso?
Tânia Mara – Você liga na farmácia, marca um horário comigo e faço o atendimento.
- E faz todas as orientações para as pessoas.
Tânia Mara – Às vezes você fica mais com a orientação, porque a informação é muito importante para as pessoas. O nosso país ainda é muito aquém ao que seria o ideal de informação sobre saúde para elas se manterem saudáveis.
- E dentro desse quesito informação, vocês também tem um serviço diferenciado de visitas aos médicos informando qual a capacidade que a Biothera tem de manipulação.
Tânia Mara – A manipulação em si faz esse tipo de trabalho. Nós também fazemos visitas técnicas para os prescritores para levar até eles informações sobre o que podemos fazer, chegando aos nossos clientes o que tem de mais novo no mercado.
Alberto Cepil – O nosso trabalho de visitação ao médico para que conheça a Biothera e nossas possibilidades de manipular os medicamentos. É importante e facilita. Cada vez mais que você atende um paciente na sua dosagem exata do que ele precisa tomar, não tem desperdício, toma medicação mais correta que está mais adequada ao seu peso. Isso é fundamental. A gente gostaria cada vez mais que a Biothera estivesse aí sendo conhecido e divulgado junto aos profissionais prescritores e para que também nos recomendem em seu hall de recomendação de farmácias.