TPM síndrome pré-menstrual

Na TPM você fica irritada, depressiva e come chocolate compulsivamente?               
Você não está só nessa! Estatísticas mostram que 75% das mulheres sofrem com diferentes sintomas nesse período.  Destas, apenas 5% necessitam de tratamento com medicamentos. Isso significa que mudanças simples na sua rotina pode fazer muita diferença.
 
 
Pratique atividades físicas– Os exercícios fazem bem para o corpo e a mente, pois liberam endorfinas, que provocam sensação de prazer, relaxam, ajudam no funcionamento do intestino e reduzem o edema característico do período.
Orientação médica– Cerca de 5% dos casos de TPM precisam de tratamento com medicamentos. Como os sintomas podem variar muito de uma mulher para outra, cabe ao médico decidir qual é a medida mais indicada.
 
 

Classificação da TPM

TPM A: Ansiedade, depressão moderada, e insônia.
Bioquímica: Estrógeno alto e progesterona baixa.
Para o fígado metabolizar o estrógeno depende de complexo B, vit b6 e Mg. Baixa ingesta de fibra se relacionam com o aumento de estrógeno, pois estas se ligam aos estrógenos conjugados e aumentam sua excreção. As gorduras estimulam o crescimento das bactérias intestinais capazes de hidrolisarem os estrógenos facilitando sua reabsorção. Carboidratos refinados favorece a ação excitatória causando a ansiedade.
 
TPM H: retenção hídrica, edema, hiper-hidratação e congestão mamária.
Bioquímica: retenção de sódio e agua. O excesso de carboidrato contribui para a retenção de sódio e agua. Diminuir o sal.
 
TPM C: aumento de apetite, compulsão por doces, fadiga e dor de cabeça.
Bioquímica: diminuição do Mg intracelular e carência de ac linoleico. Stress e consumo excessivo de açúcar refinado redução de glicose no cérebro por deficiência de vit B6,  vit C,  Mg e nicotinamida.
 
TPM D: depressão, esquecimento e confusão mental 
Bioquímica: progesterona e andrógenos estão elevados. Deficiência de aminoácidos tirosina, cistéina, taurina, GABA, GLA, vit B2 e Mg.
 
Alimente-se bem– A mudança de hábitos alimentares não deve se restringir ao período de TPM, mas evitar alguns alimentos pode aliviar os sintomas. Evite o consumo de café e seus derivados, reduza o sal da comida, evite doces em excesso e fuja do álcool. Consuma alimentos mais leves, com teor reduzido de gordura saturada. Dê preferência para frutas, vegetais, grãos e alimentos diuréticos como a melancia, aspargos, salsa, agrião e morango.
 
O aumento do consumo de cálciominimiza os sintomas relacionados com humor, concentração e comportamento. O cálcio se encontra nos brócolis e aveia e na casca de ovo tem o cálcio mais bio disponível.     
O aumento demanganês na dieta diminui os sintomas de dor na TPM da dor durante a menstruação, como também a retenção pré-menstrual de líquido. O manganês se encontra nos morangos e verduras.        
Estudos demonstraram que o magnésio, as vitaminas B6, B1, C e E, os ácidos graxos essenciais como o óleo de prímula e ácido gama linolênico são úteis para mulheres com sintomas da TPM.  A vit B 6 se encontra nas bananas, cereais integrais, zedoaria e levedo de cerveja, vit B1 nas nozes, lentilhas, soja e aveia, a vit C acerola, laranja, kiwi e alfafa, vit E germem de trigo, gema de ovo, açai e vegetais folhosos. O Mg no feijão branco, cacau e castanha de caju. Os ácidos graxos se encontram na linhaça, pepitas de girassol, óleo de prímula, cartamo,groselha negra, morango e framboesa.
Consumir aminoácidos como tirosina, cistéina, taurina e GABA diminui a fadiga. Esses estão presentes na beterraba, nozes, carnes , peixes com carne escura, mirtilo, semente de abobora e nozes. Consumir selênio diminui a sensibilidade dos seios. O selênio se encontra no ovo, castanha do para e frutos do mar.                          
                                       
O zinco e o fosforo ajudam no stress. O zinco se encontra nos peixe, ostra, feijão e sementes de abobora.  O fosforo se encontra no açaí, cacau, amora, espinafre e algas        
A l carnitina combate o inchaço. Esta presente na carne, bacalhau e queijo cheder e aspargo.
Dica: AGUA DE COUVE
Contém: Ca, Mg, P, Zn, Vit C, B1, B6 e niacina