DICAS PÓS CARNAVAL

Carnaval passou, as dores não.

 

Sacode a poeira: Passado o carnaval, recomenda-se uma dieta desintoxicante, com muita água, água de coco e sucos naturais, alimentos pobres em gorduras e carboidratos refinados. Isso ajudará a limpar e reequilibrar o organismo

Atividade física: Depois de um dia de festa, também tente fazer uma aditividade aeróbica leve porque contribui para eliminar o excesso de álcool no corpo. É natural que ao final do carnaval alguns sintam dores musculares nesses casos, vale fazer uma massagem ou atividades na água, pois são facilitadoras na eliminação dos desconfortos.

Alimentos recuperadores: Banana, abacate, castanhas e nozes, além do arroz, batata, grão de bico, feijão, lentilha e mel são alimentos que agem na produção de serotonina, um neurotransmissor que melhora o humor e ajuda a diminuir dores do corpo. Espinafre é rico em potássio, mineral eliminado pela urina devido ao consumo de bebidas alcoólicas. Invista em mamão e melancia, que são abundantes em água e frutose. Manga, pêssego, caqui, maçã, uva, abacaxi, maracujá e melão são ricos em potássio e em vitamina C, essenciais para um com trabalho muscular. Aposte ainda, em água de coco e milho cozidoAquela velha tática do refrigerante de cola pode ser uma furada: ele pode até ajudar a diminuir a dor de cabeça, por conter cafeína, mas não é uma boa opção para repor a glicose, já que entra nas células de forma rápida e pode provocar efeito rebote. Para enjoo lembre que limão, gengibre e gelo são bastante indicados para acalmar o estômago e ficam ótimos em suco.

Suco detox: Não precisa esperar a quarta-feira de cinzas para investir no detox. O suco que coloca você de pé mesmo depois de todo excesso carnavalesco, deve fazer parte do seu cardápio. Você pode misturar a couve, que elimina as toxinas do álcool, com pedaços de maçã, fruta rica em pectina e de ação anti-inflamatória, com uma colher de gengibre ralado, mel e finalizar com o suco do limão, que além de fonte de vitamina C, também auxilia no processo de ativação de enzimas hepáticas voltadas para detoxificação. Outros alimentos crucíferos como brócolis, couve-flor e repolho auxiliam na desintoxicação do fígado.

Atenção com o fígado: Procure ingerir alimentos que irão proteger o seu fígado. É ele que fabrica a enzima que digere o álcool e, quando sobrecarregado, produz uma toxina que causa dor de cabeça.  Encare um suco de beterraba e alho para turbinar o órgão. Os brócolis também possuem vitaminas A, B2, C, E, selênio.e contém do indol carbinol e sulfuranos, que auxiliam a desintoxicação hepática. Os vegetais crucíferos tem ação depurativa do organismo e melhora o humor. (couve flor, couve de Bruxelas, brócolis, repolho, couve). O broto de alfafa contem l carnaverina que é um ativador hepático.

Uvas e bananas de preferência orgânicas contem fitoalexinas (resveratrol) que modula a síntese hepática de lipoproteínas e eicosanóides.

Vesícula biliar: Chicórias contem acido chicórico que ativa a função biliar, quando a secreção da bile se mostra escassa, e atua como laxante contra preguiça funcional dos intestinos. O açafrão contem curcumim que ativa a vesícula biliar.

Invista nos chás: Algumas ervas ajudam a renovar as células hepáticas e, assim, acelerar o processo de purificação das toxinas do álcool que estão no corpo. Chás de salsaparrilha, erva-picão, macela e erva-cidreira, hibisco, dente de leão e chá branco são excelentes desintoxicantes. Depois das refeições, o chá verde e o de hortelã facilitam a digestão.

Imunidade: na composição química dos cogumelos podemos encontrar: β-glucans  vitamina B1 e B2 que são estimulantes do sistema imunológico, energizante, tonificante para esgotamento físico. O licopeno presente no tomate, goiaba, grapefruit rosa, laranja vermelha, melancia, melão amargo atua no aumento da imunidade.

Estomago: o mirtilo contem proantocianidinas, ácidos fenólicos e flavonoides e atua como mucoprotetor estomacal, assim como a catequina do chá verde e a carnaverina do broto de alfafa.

Rins: se presentar o tornozelo inchado ou com uma cor roxa e cansaço inexplicável seus rins devem ser purificados, para isso elimine ao máximo de sua comida o sal, assim como doces e álcool no pós carnaval e tome um chá de salsa com limão. A salsa contem álcoois terpênicos, flavonóides furanocumarinas e atuam na saúde dos rins.

Fonte: Melhor com saúde.